KITO GIGI FALA DA SUA CARREIRA MUSICAL E CONTA O SEGREDO PARA SER UM BOM COMPOSITOR
|
Kito Gigi é um cantor, compositor, arranjador, pianista, de música cristã contemporânea, pertencente à Igreja Adventista Do 7º Dia em Angola/Huila-Lubango. Kito Gigi é um dos melhores compositores que a Igreja Adventista em Angola tem. Kito Gigi é um dos integrantes do grupo vocal A Voz de Cristo do Lubango, um grupo que tem feito grande trabalho na expansão do evangelho por meio do louvor.
Acompanhe a entrevista para saber mais.
R.A- Então Kito, onde é que parte a tua paixão pela música e quanto tempo estás nessa estrada?
K.G- Bem, grato pela introdução. Minha paixão pela música vem dos momentos que ouvia minha mãe cantar enquanto fazia a refeição para nós em um fugarelo, e daí ja se vão mais de 25 anos, mas como ministério, a nossa jornada leva 19 anos.
R.A– Kito,qual é o segredo para compor músicas com melodias e letras que tocam a alma?
K.G- Creio que o segredo é familiarizar-se com o assunto ou pessoa de quem se vai falar. Portanto, no caso das músicas que compomos é necessário estar ligado a videira. Porque O TOCAR O CORAÇÃO NÃO VEM DA CAPACIDADE HUMANA MAS DA ACÇÃO DO ESPÍRITO.
R.A- Kito, sendo você um grande músico, um perito nessa área; como é que encaras o estado da música na Igreja Adventista?
K.G- Eu creio que temos pesos dos dois lados da balança. Em nossas viagens consigo perceber que há certas regiões onde a tendência musical é mais pentecostal que adventista, enquanto outras são o contrário.
Mas, para conseguir me aproximar da questão, digo que Precisamos melhorar muito. Precisamos sair da execução empírica com a qual começamos e passar para uma mais racional e com maior discernimento.
R.A– Durante a tua carreira, como músico, quais são os cantores que já trabalhou com eles?
K.G- Bem, em termos de composição e arranjos trabalhei com os seguintes cantores: Hermassos Daniel, Saldanha Capeia, Sadrack Gigi, Ulisses Praia, Osório Bento, Rodrigues Cassinda, Isio Adriano, Malaquias Adriano, Jambito Camutali, Santos Salembe e alguns que talvez tenha esquecido.
R.A– Numa entrevista com Rodeth Diogo, ela falou-nos do seu novo trabalho discográfico, e que contem algumas composições suas. Qual é a sensação de trabalhar com a Rodeth?
K.G– Olha, Rodeth Diogo é daquelas pessoas cujo carácter em si exala um perfume de vida para vida. Uma pessoa de moral alta e que sabe enxergar sem descriminar. Eu poderia falar tantas coisas boas dela pois tive o prazer de conviver com ela em algum momento difícil e em muitos bons momentos. É uma cantora de mão cheia, que sabe se equilibrar, resumindo: É um privilégio fazer parte do ministério da Rodeth.
R.A- Kito, quais são os cantores internacionais e nacionais que tu admiras?
K.G– A lista é enorme, mas vou citar alguns. internacionais: Tarsis Iraídes, Devid Phelps, Hess Haptton, Marshall Hall, Nelson Jasson, Guy Penroad, Leonardo Gonçalves, Rodrigo Santos, Aldo, Riane Junqueira, Laura Morena, Marllon Miranda, Joyce Carnassale e tantos outros.
Nacionais são: Rodeth Diogo, Hermassos Daniel, Paulino Pedro Paito, Isio Adriano, Santos Salembe, Wilson Sampaio, Ben Gonga, Malaquias Adriano, Sadrack Gigi, Ulisses Praia, Arnaldo Torres, Edmila Kassova, Dadinha Justo, Celma Justo e Neusa Justo (estas irmãs são o máximo), Any Mussito...e tantos outros, são vários é impossível lembrar de todos, mas todos eles têm minha grande admiração.
R.A- Estamos mesmo a terminar. Quais são os teus projectos e como está a tua agenda?
K.G- Meus projectos agora estão virados a programas de louvor congregacional. Há uma beleza enorme e um poder grandioso no louvor congregacional que precisamos desfrutar. Também estou virado para a música infantil. Compondo músicas que levam as crianças a memorizar os textos bíblicos.
Em termos de agenda, não há muito que se diga. Para este ano ano tenho algumas viagens para Luanda, Benguela Malanje, Huambo e possivelmente Lunda Sul. Eventos de carácter diverso, maioritariamente com o VC. Estamos abertos a convites.
R.A– Kito, para terminar mesmo, qual é a mensagem que deixas para todos os músicos?
K.G– A mensagem que deixo é a seguinte: Que sejam humildes, tenham o conhecimento de que o talento ou o dom que têm foi desenhado para um fim que não tem nada a ver com os próprios interesses e sim com os interesses de Deus.
Ao cantar, compor, façam com discernimento. Não aceitem nunca vestir a capa de "famosos" nem de "melhor que".
Quando alguém vos elevar em detrimento de alguém, elevem a pessoa ou grupo que está sendo menosprezado(a).
Em suma, submetam-se a Deus, sejam bons cristãos e vos garanto que sereis bons músicos.
Ao cantar, compor, façam com discernimento. Não aceitem nunca vestir a capa de "famosos" nem de "melhor que".
Quando alguém vos elevar em detrimento de alguém, elevem a pessoa ou grupo que está sendo menosprezado(a).
Em suma, submetam-se a Deus, sejam bons cristãos e vos garanto que sereis bons músicos.
Agradeço à Revista Adventista pelo convite. Deus vos abençoe e um grande abraço a todos.
Comentários
Postar um comentário