Pular para o conteúdo principal

SAIBA UM POUCO SOBRE O CORAL JOVEM DE BOA NOVA-HUAMBO


BREVE HISTORIAL
O coral de Boa Nova existe já a um bom tempo (desde o século passado) e vem a trabalhar seriamente já à 15 anos. Praticamente esse é um coral abençoado porque desde muito tempo que tem o privilégio de trabalhar com muitos bons maestros e que são grandes ícones da música na IASD. Tais como: Isaías Monteiro que até hoje continua a eternizar as suas obras de arte neste coral, Nado Saas, Tony Rubem, Pepe Cabungo, Tony Rubem, maestro Beija, Osvaldo Zacarias, Pelcio Chipandeca, maestro Afonso Benguela e outros. Actualmente o coral conta com aproximadamente 130 membros.


SEMPRE FIRME
A união entre irmãos tem vindo a ser o factor principal para manter o coral sempre firme, em boa disposição e em boa forma, outro motivo, é a realização de  eventos que prendem os jovens a estarem sempre ligados ao grupo e a Igreja assim como a união entre as direcções actuais e cessantes.
O coral tem sido acompanhado desde muito tempo por grandes maestros da IASD em Angola, e é por esta razão que desde sempre o coral foi caracterizado principalmente pelo estilo clássico, mas tem sempre reportório para todas as idades. O coral tem um estilo próprio e que muitos outros corais já estão a seguir esse rumo. O coral não canta somente para a juventude ou em programas do ministério jovem, mas também em actividades que abrangem mais pessoas idosas, momentos mais solenes, momentos de tristeza etc.

MUSICALIDADE
Muitas críticas que têm surgido por causa do estilo musical do Coral Jovem de Boa Nova e por cantar mais músicas de outros grupos em relação as músicas de autoria própria, alguns chamam isso de plágio. Contra essas críticas, um dos membros do grupo reagiu:


Plagio é roubo de arte, é ocultar o original, é idealizar o que o outro fez, é estar contra os direitos do autor. Mas nós não temos feito isso, temos apenas três músicas do Coral Joyos Celebration traduzidas da versão original para umbundo. Em momento nos apoderamos das músicas de outros grupos, nós admitimos os direitos do autor, em suma, isso não é plagio é apenas versão ou interpretação. Mas isso não significa que seja falta de músicas ou compositores porque na verdade o SENHOR tem nos abençoado com muitos bons compositores. 
O Coral jovem tem apenas três músicas que não são de autoria própria que são versões do Coral Joyos Celebration, mas que são bem interpretadas, bem cantadas e bem tocadas. Isso as vezes tem confundido alguns e pensam que todas as músicas que os Coral tem, são interpretações. E também as nossas músicas são bem feitas, bem cantadas e bem tocadas ao ponto de muitos pensarem o contrário. Como músicos temos um princípio, mas vale a pena imitar bem do que fazer mal. Porque é vendo e ouvindo que se aprende, porque se hoje conseguimos compor canções com um nível de musicalidade aceitável, é porque ouvimos o bastante e vimos como os outros fazem. As músicas que interpretamos são:
Beni nganza-Sola ukuele
Baiebe-Vanja
We praise-Sou feliz, que também não é do Coral Joyos Celebration, essa é uma música que está no nosso hinário Adventista número 230.

DIRECÇÃO
Directora geral: Irmã Suzeth
Vice Director: Alberto Felino
Director muiscal: Júlio Pedro

CONCERTO MUSICAL 2019

Sobre a actividade do dia 27 queremos dar a conhecer a todos que será o começo de um projecto que será realizado anualmente se Deus permitir, cada programação será gravada ao vivo(DVD ao vivo), em colaboração com a Eddy Focos. Estamos a fazer todos os possíveis para trazer uma boa qualidade musical em termos vocais, instrumentalização, sonorização e vídeo.
Estamos a preparar tudo na graça do Senhor, até então está tudo confirmado resta apenas aguardarmos o dia chegar, já estamos em contagem regressiva.
O objectivo do evento é alcançar corações para o reino do Senhor através da música, resgatar os valores que cada vez mais se percam e viver em comunhão com os irmãos.
Estaremos com os grupos: A voz de Cristo, Vocal Melody e AFIPA.

MENSAGEM

Para os amantes da boa música e para aqueles que acompanham o trabalho do Coral jovem de Boa Nova-Huambo, não parem de acompanhar o nosso trabalho, não se cansem, não se aborreçam porque o que temos feito faz parte da obra de Deus que é a transmissão do evangelho, quem se cansar ou se aborrecer de nós, também pode se cansar e se aborrecer de Deus, e esse é os dos grandes erros que pode cometer. Deus criou-nos para vivermos em comunhão e estarmos sempre unidos e para que isso aconteça é necessário que haja amor entre nós porque só o amor é que nos une. Chega de desafios, chega de inveja, chega de egoísmo, chega de tanto orgulho porque todos nós estamos a lutar por uma só causa "HERDAR A VIDA ETERNA" 
Se notarem erros em nós, nos julguem nem nos condenem porque nós somos seres humanos e estamos propensos a cair como qualquer um. Que vivamos em união e que nos ajudemos uns aos outros. Que o amor entre nós fale mais alto do que qualquer coisa, que a fé e a coragem cresçam cada vez mais nós para continuarmos a seguir firmes nessa estrada, e que o nosso caminho seja iluminado pelo Eterno Deus.

Agradecemos a todos aqueles que directa ou indirectamente têm nos dado o seu apoio e confiança, fomos premiados pela Dos e Talentos e isso foi porque vocês votaram e desde já queremos estender os nossos agradecimentos a Dons e Talentos e dizer que continuem, não parem de realizar esse tipo de eventos porque é daí onde vem a nossa motivação. Agradecer também à equipa da Revista Adventista Huambo que nunca se cansam em levar a esperança para os outros por meio de histórias reais e que têm incentivado os músicos e outros amantes e fazedores da arte a dedicarem-se mais naquilo que fazem. Deus abençoe essa grande equipa e que continue a vos guiar.

O SENHOR ABENÇOE A TODOS





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A HISTÓRIA DO MANÁ EM ANGOLA

                                                        A HISTÓRIA DO MANÁ             No ano de 1948, a Revista Adventista publicou no mês de Novembro nas páginas 26 e 27, uma história sobre o maná que havia caído na Missão Adventista da Namba , em Angola, África. Eu era um adolescente na época (15 anos) e lembro que havia lido aquela história que muito me impressionou. Agora, mais recentemente, depois de trabalhar por 52 anos na Obra Adventista como pastor e professor, e nos aposentarmos oficialmente em 2008, nós (minha esposa e eu) fomos convidados a realizar algum trabalho como voluntário, como professor nos seminários de Moçambique e Angola .        Estivemos em Angola durante o ano escolar de 2010 ensinando algumas matérias no Seminário Adventista de Huambo, capital da Provínci...

Entrevista com Ricardo Martins

O PRODUTOR MUSICAL, COMPOSITOR, ARRANJADOR E MULTI-INSTRUMEN TISTA BRASILEIRO RICARDO MARTINS, CONTA UM PUCO DA SUA HISTÓRIA COMO MÚSICO E FALA DOS SEUS PROJECTOS. RICARDO MARTINS, é um músico brasileiro pertencente à Igreja Adventista do Sétimo dia-Canada. Multi-instrumen tista, compositor, arranjador, instrutor e produtor musical, tendo como os seus instrumentos favoritos, o piano e saxofone. Trabalhou no Está Escrito Brasil e na Voz da Profecia com o quarteto Arautos do rei servindo como director musical. Nós sabemos que o Ricardo Martins é um músico bem conceituado no Brasil e em outros cantos do mundo, e temos acompanhado o grande trabalho que tem feito na expansão do evangelho por meio do louvor. Também acompanhamos o grande trabalho que fez com o quarteto Arautos do rei como director musical e pianista principal.  Siga a entrevista: R.A-Então Ricardo, de onde vem a sua paixão pela música e quanto tempo estás nesta estrada? R.M-Antes de tudo agradeço pelo convite q...

Programas para este fim de semana na IASD HBO